O Filme sobre o roubo da Taça Jules Rimet

Exibida no evento, onde teve estreia mundial, a comédia produzida pela Netflix e pela Prodigo Films se inspira em uma história real para narrar como aconteceu, em 1983, o até hoje mal explicado roubo da Jules Rimet, troféu da Copa Mundo de futebol conquistado na década de 1970.No elenco estão Tais AraújoMilhem CortazStepan NercessianPaulo TiefenthalerDanilo Grangheia e Mr. CatraO Episódio ocorreu no ano de 1983 na noite do dia 19 de Dezembro, a Taça Jules Rimet foi o troféu conquistado pela seleção brasileira de futebol em 1970. Quando ocorreu o fato a policia federal foi mobilizada para procurar o objeto que tinha aproximadamente 3,8 quilos de ouro e quando a taça foi roubada poderia valer até 18 milhões de cruzeiros (moeda da época no Brasil) e nos dias atuais corresponde a aproximadamente R$ 189.000.000,00. O mentor do crime, Sérgio Pereira Ayres, o "Sérgio Peralta", era gerente do banco Agrimisa, onde trabalhava com seguros, e tinha acesso ao prédio da CBF como representante do Atlético Mineiro, fato negado pelo clube. Foi um dos que viu a verdadeira taça Jules Rimet, exposta num vidro blindado pregado numa moldura de madeira. Ele tinha conhecimento avançado do prédio da CBF, e isso foi um dos fatores que colaboraram para o roubo. Sérgio era frequentador do Bar Vila Verde, assim como um amigo, Antônio Setta, o "Broa". Durante um jogo de carteado , Peralta propõe o roubo a Broa, considerado um dos melhores arrombadores do Rio na época. Ele recusou, por patriotismo e também porque seu irmão, Giácomo, teve um infarto ao ver pela TV o jogador Carlos Alberto Torres levantando a taça Jules Rimet no tricampeonato. Broa não tocou mais no assunto.
Dias depois, Peralta convidou um amigo, Francisco Rivera, ou como era conhecido, "Chico Barbudo", para participar do roubo. Chico era experiente na compra e venda de ouro e aceitou a proposta. José Luiz Vieira da Silva, o Luiz Bigode, era amigo de Chico Barbudo e aceitou um convite do mesmo para participar do roubo. Sérgio Peralta chegou a fazer um mapa do prédio da CBF e Chico Barbudo foi tentar entrar na CBF, fingindo-se de jornalista para ter acesso ao nono andar do prédio, onde ficava a Jules Rimet. Ele foi impedido por Sônia Mecare, secretária da CBF na época. Ele insistiu para ter acesso ao andar para "entrevistar" o presidente, sem sucesso. Até que no dia 19 de dezembro de 1983, numa segunda-feira, 21:00 da noite, dois ladrões mascarados (que seriam Chico Barbudo e Luiz Bigode) invadem o prédio da CBF, rendem o vigia, João Batista Maia, de 55 anos, o amarram e vendam seus olhos com esparadrapos.
Os dois conseguiram as chaves das salas e subiram ao nono andar do prédio, aonde estava a Jules Rimet. Eles utilizaram um pé de cabra para tirar a moldura de madeira e tirar o vidro blindado o qual envolvia a taça, juntamente com outras três taças de ouro, as Taças Independência, Equitativa e Jurrito. Enquanto isso, Sérgio Peralta esperava os comparsas do lado de fora, até que eles trouxessem a taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário